É muito comum ouvirmos dizer que “os jogos não servem
para nada e não têm significação alguma dentro das escolas, a não ser na
cadeira de educação física”. Tal opinião está muito ligada a pressupostos da
pedagogia tradicional, que exclui o lúdico de qualquer atividade séria ou
formal.
Sabemos que a criança fica reconhecida pelo fato de
ter se esforçado e não apenas ter repetido: mais tarde compreenderemos que tudo
o que fizemos com ela e por ela não trará retorno no exato momento porém a
longo prazo, compreenderemos que valeu muito a pena ter lutado sem medir
esforços e que o esforço difícil e a tensão, vai culminar na alegria de
compreender, pois a criança não é apenas um ser de capricho e dispersão, mas
quer entrar vivamente no jogo, mesmo se não puder lá chegar se não com o
auxilio externo. Ela gosta do difícil, das vitórias penosas, ainda quando se
deixa arrastar pelo fácil, pelo divertido, pelo engraçado. Podemos acreditar na
seriedade da criança que aspira a grandeza, num anseio que o adulto tem a
certeza de poder manter ainda.
O estado de homem é belo para aquele que o atinge com
todas as forças da infância. Ao referir-se a intervenção do professor na
prática da pedagogia tradicional, não queremos dizer que deve haver rigidez
absoluta, insistência no pavor, no medo, no sacrifício, muito menos no
livresco, no gratuito desprovido de qualquer significação, mas no equilíbrio
entre o esforço, a busca, a disciplina como prazer e a satisfação.
Conduzir a criança à busca, ao domínio de um
conhecimento mais abstrato misturando habilmente uma parcela de esforço com uma
leve dose de brincadeiras transformaria o trabalho, o aprendizado num jogo, bem
sucedido momento em que a criança mergulha profundamente sem se dar conta
disso.
É preciso não esquecer que o objetivo da escola é
transmitir o conhecimento historicamente acumulado e é por isso que fazemos
constantemente uso da reflexão ,inteligência , adaptações e a capacidade de
solucionar problemas, não medindo para tanto o esforço ,prazer, instrução e
diversão para uma educação que será sinônimo de vida, educação para a vida.
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