É de grande importância o uso de jogos na sala de
aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no
desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de uma criança.
Disponibilizamos aqui algumas dicas de jogos:
Após uma aula sobre determinado tema, é interessante
utilizar o jogo das perguntas para memorizar.
JOGO DE PERGUNTAS
Divide-se a turma em duas equipes, a professora dará
dicas para as equipes adivinharem a palavra.
Exemplo:
O tema da aula foi sobre os estados do Brasil, a
professora escolhe “São Paulo” para as equipes adivinharem e dá pistas
referentes à matéria dada em aula pra que elas descubram:
“Localiza-se no Sudeste”;
“Grande concentração urbana”.
Assim, todos da equipe pensam em conjunto, lembram do
que ouviram na aula, memorizam, se arriscam a dizer a resposta, entre outros
fatores que ajudam no desenvolvimento do aluno.
Para os principiantes na leitura e na escrita, há
jogos que ajudam a treinar, assimilar e pensar:
JOGO DAS LETRAS
Uma pessoa ou equipe escolhe um tema e várias palavras
referente a esse tema, a outra pessoa ou equipe precisa adivinhar quais são as
palavras em um tempo determinado. Mas, quem escolhe as palavras,
pode dar dica de quantas sílabas têm, quantas vogais e consoantes, e
quem tem que adivinhar tem um determinado número de chutes.
Exemplo:
Tema – Escola.
Palavras escolhidas: quadro, carteira, mochila,
cantina.
Dicas: a primeira palavra possui apenas duas sílabas,
a segunda palavra tem 4 vogais, a terceira palavra tem 4 consoantes, a última tem 2 “n”
O outro grupo tem dois minutos para adivinhar, de
acordo com as dicas, e tem duas chances de chutar duas letras a cada palavra,
exemplo: “a primeira palavra tem letra U? E letra I?”, após usar os dois chutes, não tem mais chances, precisa
dizer qual é a palavra.
Para treinar a
escrita, a leitura e a criatividade:
JOGO DAS HISTÓRIAS
Cada um pega uma folha e começa a escrever uma
história sobre qualquer tema. Após a professora mandar trocar, a folha de cada
um deve ser passada para o lado. Assim que receber um folha que a outra pessoa
já tinha começado uma história, você deve continuá-la. Mas como o tempo vai ser
curto, não vai ter como ler a história desde o início. Então, a regra é ler apenas a última frase que a
outra pessoa escreveu, continuar a história e assim sucessivamente. Todas as
folhas precisam passar por todos, até que chegue na mão de quem começou. Para
essa organização, a melhor maneira é que o jogo seja feito em um círculo.
Quando a folha certa chegar na mão de cada um, todos precisam ler, e quem achar
a sua história interessante ou engraçada, lê em voz alta para a turma toda.
São interessantes, também, os jogos de quebra cabeça,
ligues os pontos, palavras-cruzadas, para entender, aprender e memorizar
determinado assunto:
QUEBRA-CABEÇA
Ao ensinar sobre um assunto, faça um quebra-cabeça com
um desenho referente a esse tema.
Exemplo:
Tema: Corpo humano / ossos
O quebra-cabeça tem todos os ossos do esqueleto e as
crianças precisam juntar corretamente para chegar ao objetivo
PALAVRAS-CRUZADAS
Também referente a um certo tema, com enigmas e dicas
para que se chegue até a palavra correta.
O educador prepara uma palavra cruzada e dá as dicas
para o aluno. Para ter um ponto de partida, é possível que uma das palavras já
esteja preenchida.
Exemplo:
Tema - Animais
Faça a palavra cruzada e coloque as dicas:
1.Mamífero, domesticado
Para ajudar na
matemática, no raciocínio lógico e rápido, de uma forma bem dinâmica:
JOGO DOS CARTAZES
É preciso que cada criança tenha um cartaz com um
número, que vai depender da quantidade de alunos e a professora precisa de um
apito.
A turma é dividida em dois grupos, mas os números em
cada grupo precisam ser aleatórios, não podem ser consecutivos. A professora
determina o objetivo e apita para os alunos se organizarem.
Exemplo:
O grupo 1 precisa se organizar para que a soma dos
cartazes dê “12”, e o grupo 2 se organiza para que a subtração dê “6”, se for
preciso que alguém saia do grupo para que o resultado dê certo, a criança sai e
se junto ao grupo dos que estiverem fora
e esses precisam multiplicar o número dos cartazes e dar o resultado.
A professora determina o tempo para que os alunos se
organizem e isso pode ser aplicado também como uma gincana. O grupo que acertar passa para próxima fase,
ou podem ser aplicadas recompensas para o grupo que conseguir; isso cabe à
professora avaliar se é necessário ou não.
Há dinâmicas
que ajudam as crianças a se relacionar melhor e perder a timidez:
JOGO DA VIRTUDE
A turma senta em uma roda, todos precisam de um papel e uma caneta. Cada
um vai escrever no papel uma virtude (qualidade) da pessoa que está à direita,
mas sem identificar quem é. Após todos escreverem, a professora recolhe,
mistura todos, e abre um por um e lê para todos. Aí, as crianças vão tentar identificar a quem
pertence tais características. O mais votado pega o papel e guarda até o fim do
jogo.
Quando todos já estiverem com um papel na mão, falarão
se concordam, ou não, com o que está no papel e identificarão no próprio ponto
de vista qual a sua maior qualidade. Depois, a pessoa da direita vai falar o
que colocou e por quê. No final, é importante que o educador explique a
importância de reconhecer as virtudes das pessoas.
Para
raciocínio lógico e uma melhor percepção:
JOGO DAS CORES
A professora distribui uma folha com o contorno de um
desenho, e divide esse desenho em subdivisões (variam de acordo com a idade da
criança; para as mais novinhas, indicam-se divisões de 6 partes), e cada um vai ter 4 cores
diferentes de lápis, canetinha ou giz de cera. O objetivo é colorir o desenho,
mas cada subdivisão precisa ser de uma cor diferente, que não pode ser igual às
cores que estão pintadas ao lado, ou seja, as cores não podem se encontrar.
Para ajudar na
memorização:
JOGO DA SEQUÊNCIA
A professora escolhe um tema e cada aluno precisa
falar uma palavra referente ao tema e o próximo da roda precisa falar o do
amigo, o dele, e assim por diante.
Exemplo:
Tema - Fui à praia e levei...
1º aluno: protetor solar.
2º aluno: protetor solar, óculos.
3º aluno: protetor solar, óculos, guarda-sol.
Os jogos
recreativos também podem ajudar na participação em grupo e na rapidez:
Pique-bandeira, Cabo de Guerra, Gincanas, Corre Cutia
etc.
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